ANIMAR A LEITURA – FAZER TEATRO EM FAMÍLIA: a dramatização
Olá Famílias!!!
Aqui está de novo a equipa das bibliotecas escolares do
agrupamento de escolas da Venda do Pinheiro - AEVP para partilhar convosco, algumas
“dicas” que vos proporcionarão momentos FELIZES
de cumplicidade, diversão e BOAS experiências a Ler+ em
Família!
Ora vamos lá!
A ideia mantém-se a do “post” anterior: porque não brincar
com as histórias que vão lendo – ou inventar as vossas próprias – criando
momentos de teatro em família.
Sobre as mais-valias que esta atividade traz aos vossos
filhos, já tínhamos apontado alguns tópicos, que recordamos:
- estimula a criatividade e a oralidade, bem como a
desinibição;
- ajuda as crianças a fazer o reconto das histórias e a
perceber o que é passar da narrativa na terceira pessoa (a história que leram
em conjunto) para o discurso direto (viver a personagem e pô-la a falar e a
dialogar com as outras);
- viabiliza momentos de partilha e cooperação entre
crescidos e pequenos, pura diversão, tanto na fase da representação
propriamente dita como na fase da elaboração das roupas e adereços das
personagens, cenários, adereços de cena, etc. E é uma excelente atividade que
permite planear, fasear e cooperar até chegar ao momento da grande estreia.
Para abrilhantar o espetáculo podem fazer os bilhetes, convidar
primos, avós e vizinhos, arranjar uma banda sonora… enfim, dar largas à
imaginação e deitar mão à obra!
Vamos agora dar-vos algumas pequenas sugestões para levar a
cabo estas teatradas em família!
1.º Não é obrigatório fazer o teatro de toda a história que
leram, podem escolher um dos momentos da história e concentrarem-se nesse para
o representar.
2.º Também não são necessárias grandes costuras: basta
“assaltar” o roupeiro da mãe e do pai e logo teremos lindas “mini-senhoras” de
saltos altos, cavalheiros de gravata e casaco… Depois, umas pinturazitas que a
mãe já não usa tanto podem fazer maravilhas, pintar borboletas na cara, bigodes
farfalhudos, etc, etc.
3.º É preciso ensaiar, está claro! É importante que as
crianças tentem inventar uma voz para a sua personagem, de alguma forma serem
fiéis à cena do livro que vão representar e para isso terão que ter a ajuda dos
crescidos. Chama-se a isto, no fundo, compor a personagem e dá às crianças a
experiência de se pôr na pele de um outro, o que é interessante como
experiência relacional, numa fase em que todos sabemos que as crianças são
naturalmente egocêntricas.
4.º Ah! Não se esqueçam de que com papel ou cartolina,
tesoura e lápis de cera, canetas de feltro ou tintas e fita-cola ou agrafador
(as crianças adoram aprender a experimentar instrumentos e utensílios, com a
nossa supervisão, é claro!) podem surgir do pé para a mão orelhas de gato,
chapéus de palhaço, saias de havaiana… Toca a pôr a imaginação a funcionar,
sentar no chão e fazer um pouco de confusão!
E pronto, mãos à obra e um desafio final:
Enviem-nos fotos das vossas teatradas! Tentando não mostrar
as caras (se estiverem caracterizadas de modo a que não se identifique quem é
pode ser), podem ter outas ideias, tais como fotografar adereços, cenários,
cenas com máscaras… Inventem! Será interessante e estimulante, pensamos nós,
que as famílias partilhem umas com as outras – e nós poderemos facilitar – as
suas experiências a Ler+ em Família. Cá ficamos à espera!