segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dia do Pijama na BE- botões invisíveis, sonhos e memórias...

Tem decorrido na biblioteca da escola a segunda parte da atividade de exploração do livro O botão invísível, da instituição Mundos de Vida, promotora do Dia do Pijama.

As turmas envolvidas no projeto que tinham vindo à BE ouvir e participar em parte da história puderam na semana passada conhecer o final e, tal como pedimos, falar dos seus sonhos. Para isso, trouxeram a pulseira do botão com poderes especiais que a bisavó Maria do Céu lhes enviou pessoalmente. Quem nele carrega, e se estiver bem atento, descobre o seu sonho. Ou vários...

Acompanhadas das professoras, as turmas 1ºA, B, C e D, 2ºA, B, C e D e 4ºA fizeram bem o TPC: sonhar! E têm partilhado os mais incríveis desejos. De futebolista a bailarina, estilista, médico, modelo, piloto, cantora, construtor de máquinas, empresário, eletricista, bom aluno, professor, unicórnio, fada, cão polícia, peixe- há quem queira ser tudo. Há também os que querem um mundo sem guerras, e quem queira voar, ou ser como a mãe, ou passar para o terceiro ano, ter uma boa família, conhecer o mundo inteiro, ter um drone para ver a natureza e ajudar a protegê-la...

O Dia do Pijama, comemorado a 20 de novembro, coincidindo com o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, é mesmo isso- um dia para lembrar, através de atividades lúdicas e educativas, o direito ao sonho, a crescer numa família, a ter as mesmas oportunidades. Um dia, também, em que as crianças tomam consciência de que podem ajudar outros meninos.

Nas últimas semanas, ajudaram-nos a entrar num mundo mágico, a lembrar como não devemos perder o nosso sonho e o que temos de fazer para o seguir.  Têm-nos trazido uma mão cheia de desejos maravilhosos, e depois lá vão, seguindo o seu sonho, que é como quem diz: metidos com os seus botões.







Sem comentários: