quarta-feira, 7 de março de 2018

António Fontinha na EB1 da Venda

O reconhecido contador de histórias António Fontinha esteve hoje na nossa escola para sessões de contos populares portugueses, no âmbito da Semana da Leitura promovida pela biblioteca escolar.

As turmas de 4º ano, duas de 3º e uma de 2º souberam muito bem apreciar a arte de contar histórias tradicionais, ganhando ao mesmo tempo alguns conhecimentos sobre a tradição oral portuguesa. Embalados pela forma extraordinária como as narrativas eram contadas, os alunos andaram entre o silêncio, o riso e até o susto em algumas passagens.

António Fontinha chamou também os alunos a participarem através do jogo das adivinhas, que como se concluiu fazem parte do património oral e que sobretudo os avós tão bem preservam ao ensiná-las aos netos.

No final, o entusiasmo era tanto que alguns ficaram para falar, contar, perguntar, pedir um autógrafo, ver os livros que a biblioteca selecionou para este evento (sim, podem requisitá-los já amanhã!).

Foram momentos grandiosos, verdade? E sobretudo momentos em que se aprendeu o valor do saber ouvir e do saber pensar. Felizmente para todos, essa tradição ainda é o que era.







Sem comentários: